19/04/2024 03:43:35

Prefeito Miguel Vaz recebe quadro de monumento da Encruzilhada Natalino

O quadro fará parte da exposição definitiva do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura
09/05/2022 15:14

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O Museu Histórico de Lucas do Rio Verde continua organizando seu acervo físico e digital. Este mês recebeu um dos mais importantes artefatos da pré-história do município. Trata-se do quadro que representa o monumento da Encruzilhada Natalino.

O quadro foi uma doação feita por Jovan Gaspareto, entusiasta pelo tombamento do referido monumento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  A peça museológica representa a luta dos sem-terra do final da década de 70 e início dos anos 80.

“Esse artefato está intimamente ligado à história do município. Daquele movimento, foram encaminhadas 203 famílias em duas levas para assumir lotes como posseiros nos anos de 1981 e 1982, aqui no município, e a partir de então teve início toda a dinâmica de ocupação do espaço de Lucas do Rio Verde”, comentou o coordenador do Museu Histórico, Oliveira Neto.

O professor José Dário Munhak, que deu os primeiros passos para a organização física do Museu Históricos nos anos 2000, fez a intermediação para a aquisição da peça e participou da entrega do quadro ao prefeito.

“É gratificante vermos o Museu Histórico de Lucas do Rio Verde aos poucos se estruturando ao ponto de recebermos uma peça tão valiosa para a história de nosso município. Porque sem a história da Encruzilhada Natalino, poderíamos até termos um município de Lucas do Rio Verde, mas não sei se com a mesma importância que temos hoje”, ressaltou.

O prefeito Miguel Vaz também demonstrou otimismo com a recepção do artefato. “Esse quadro representa o início da nossa história. Apesar de já existirem pessoas ocupando a área na época da chegada dos colonos, foi a partir da vinda das famílias da Encruzilhada Natalino que a atenção do Governo Federal se voltou para a região. É importantíssimo nosso Museu preservar esse tipo de objeto, pois só assim as próximas gerações conhecerão mais profundamente a nossa história”, observou o prefeito.

O quadro fará parte da exposição definitiva do Museu a partir da inauguração do prédio que está sendo organizado para a ocupação e organização do acervo, no Parque do Buritis, no centro da cidade.

CULTURA E TURISMO

18/04/2024 17:22

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta