23/04/2026 00:53:30
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12236/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega nova sede da Guarda Civil Municipal

Espaço físico conta com investimento de R$ 461.970,42 na reforma e ampliação
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
26/10/2023 13:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Iniciando mais um capítulo histórico da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, entregou nesta quinta-feira (26), a nova sede da instituição. O prédio, que abrigava o 13º batalhão da Polícia Militar, teve investimento de R$ 461.970,42 na reforma e ampliação do espaço.

A readequação do espaço de 528 m² conta com salas de recepção, administrativo, operacional, corregedoria, centro de videomonitoramento, sala de gerenciamento de crise, alojamento, cozinha e refeitório. A obra contempla ainda a pintura interna e externa do prédio, troca de gradil por muro, pintura do telhado e dos pisos de concreto, troca do piso cerâmico por granilite, reorganização das divisórias internas, além de um novo mobiliário.

Em breve, será instalado também a sala Maria da Penha, que atenderá as ocorrências das vítimas de violência doméstica no município, que são acompanhadas pela GCM, através do Botão do Pânico.

Solenidade de inauguração da nova sede da GCM (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“Mais um passo importante do nosso projeto para segurança pública de Lucas do Verde. Dentro dessa nova proposta, com muita tecnologia, com centro de videomonitoramento, com a guarda devidamente armada, o espaço físico com uma condição de trabalho excepcional. A Guarda Civil Municipal complementa e vem reforçar as forças de segurança, pois na nossa Cidade de Oportunidades a segurança pública está no pilar das nossas principais prioridades. É um momento de conquista, de entrega e a gente agradece a presença de todos neste dia”, declarou o prefeito Miguel Vaz.

“O trabalho é mais motivado, temos uma sede com dignas condições. O nosso prefeito tem investido em toda a área de segurança, tanto na Polícia Militar, apoiando a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o sistema prisional, e segurança pública se faz com integração para uma sociedade em busca de uma segurança realmente de excelência. Estou muito feliz, agradeço a todos os envolvidos para esse nível de qualidade, onde temos uma Guarda Civil Municipal referência para o estado de Mato Grosso”, agradeceu o secretário de Segurança Pública, Cel. Cunha.

O Comandante da Guarda Civil, Jota Lima, descreve o momento como um sonho. “Um anseio de todos os componentes da Guarda Civil que vinha, há muito tempo, pelo espaço físico adequado para desempenhar o seu trabalho. O número de efetivo vem aumentando, principalmente agora com o concurso público. Vamos somar forças e de casa arrumada para os trabalhos daqui em diante”, descreveu Jota.

Mariane Gomes da Silva, Guarda Civil Municipal define como paixão a profissão que exerce. “Eu trabalho com a Guarda Civil há três anos mais ou menos e não tenho um dia sequer que eu tenha pensado em deixar esse serviço para mexer com outra área. Então a gente vê essa trajetória da Guarda, mudando praticamente da água para o vinho, tanto a corporação, quanto na questão de equipamento, e agora vivendo essa inauguração do novo espaço. Sinceramente, estou muito contente mesmo, analisando toda essa trajetória e agora vivendo essas conquistas, sou muito grata.”

Também participaram da solenidade a primeira-dama Janice Ribeiro, vice-prefeito Marcio Pandolfi, secretários: Alan Togni (Governo), Paulo Nunes (Agricultura e Meio Ambiente), Giovanni Silva (Fazenda), Welligton Souto (Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade), Elaine Lovatel (Educação), Marcelo Bresolin (Infraestrutura e Obras), Jackson Lopes (Esporte e Lazer), Fernanda Heldt Ventura (Saúde), Luciana Bauer (Cultura e Turismo), diretor Gilson Garcia (Previlucas), diretor Mauricio Fossatti (Saae), procuradora Municipal, Derlise Marchiori, presidente em exercício da Câmara Municipal, Daltro Figur, demais vereadores Ideiva Foletto, Marcio Albieri, Gilson Fermino (Urso), Wagner Godoy, suplente Jonas Cabeleireiro, presidente do bairro Vida Nova, Josias Toré, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Davi Paré, representantes da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário e empresários.

Guarda Armada

Recentemente Guarda Civil Municipal, em menos de três anos, a corporação passou por reestruturação do estatuto, uma capacitação intensa em Cotia (SP), além de se tornar a primeira Guarda Municipal do Estado de Mato Grosso 100% armada e com autorização da Polícia Federal.

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)