20/06/2026 13:28:31
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11591/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde instaura processo de Regularização Fundiária Urbana no Colina Verde

Momento histórico era aguardado pelos moradores do Recanto dos Macucos há 20 anos
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos e Patrícia Kluge Marchi
10/05/2023 14:47

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo e Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde assinou o Decreto nº 6.328/2023, de instauração do processo de Regularização Fundiária Urbana na modalidade REURB-S (interesse social) e REURB-E (interesse específico) no Núcleo Urbano Informal Consolidado Colina Verde, antigo Recanto dos Macucos. O ato, aguardado há mais de 20 anos pelos moradores, simboliza a garantia de organização territorial e a entrega de infraestrutura urbana para a região.

A solenidade contou a presença do prefeito Miguel Vaz, procuradoria municipal, secretários, vereadores, representantes do Judiciário, de entidades e instituições, moradores da região entre outras autoridades.

O prefeito Miguel Vaz, em seu discurso, disse que o sentimento é de dever cumprido. “Dever de assumir na minha missão enquanto prefeito de regularizar e entregar dignidade aos moradores do Recanto dos Macucos. Havia uma ação civil pública que impedia o Poder Executivo de fazer qualquer prestação de serviço, inclusive de infraestrutura. As crianças precisavam do transporte público e tinham que caminhar, muitas vezes, até mais que um quilômetro. Isso me chamou muita atenção porque é uma condição muito desigual para essas pessoas que viviam aqui. Enxergamos o problema e conseguimos construir uma solução com o Ministério Público, Judiciário, com a Procuradoria Municipal, seguindo os critérios legais. É trazer a essa comunidade a infraestrutura necessária para promover qualidade de vida”, detalhou.

O presidente da associação de moradores da comunidade, Roberto Pereira, se diz emocionado com esse momento. “Primeiro lugar eu quero agradecer a Deus. Por essa batalha conseguida e agradecer as pessoas que nos apoiaram até aqui. Hoje é o que podemos falar que essa terra é nossa, que nós é quem compramos. Me sinto valorizado em realizar esse sonho. E o Poder Executivo e Judiciário pode confiar que vamos continuar cuidando do nosso lugar, preservando esse nosso bem, conforme pedido”, agradeceu Roberto Pereira.

A regularização acontece a partir do entendimento do Ministério Público em relação a Lei de Regularização Fundiária Urbana n° 13.465, de 2017. A legislação prevê a aplicação dos instrumentos de REURB-S e REURB-E, de forma mesclada, de acordo com cada situação dos moradores da comunidade. A procuradora municipal da Prefeitura, Derlise  Marchiori, explica os próximos passos.
“A partir de agora que assinamos o decreto, faremos as visitas in loco, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, as pessoas interessadas pelo processo de regularização poderão levar os documentos até a Prefeitura, que serão analisados e depois, a etapa de titulação, sendo feito pelo cartório. Neste processo, pedimos paciência por ser um pouco demorado. Para mais celeridade, pedimos que os moradores levem, quanto mais breve, os documentos para análise, quando for solicitado”, explica Derlise Marchiori.

O Macuco está em uma Área de Preservação Permanente (APP). Além disso, o local foi loteado de forma irregular, resultando uma série de dificuldades, apontadas em Ação Civil Pública que está em tramitação desde 2008.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde contratou um estudo que apontou que as melhorias e obras de infraestrutura no local podem acontecer sem a degradação ambiental. Conforme o planejamento da administração, com a regularização, o Município deve implantar aproximadamente 6 km de vias públicas.

O processo foi instaurado a partir do Requerimento de Regularização Fundiária Urbana, protocolado em fevereiro pela Associação dos Moradores do Setor Treze/Colina Verde, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.

Além do Decreto, a Gestão Municipal assinou a Ordem de Serviço para início das manutenções nas estradas que atendem a região. Ao termino do ato, o maquinário da Prefeitura de Lucas do Rio Verde começou os trabalhos de cascalhamento e patrolamento no núcleo Colina Verde. 


 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto