21/06/2026 03:30:41
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9502/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza ações para os 21 Dias de Ativismo

Luta pelo fim da violência contra as mulheres será marcada com programação através da Secretaria de Assistência Social e parceiros
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
18/11/2021 10:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde preparou uma programação especial para marcar a campanha mundial pelo fim da violência contra a mulher. No Brasil, a campanha é de 20 de novembro a 10 de dezembro e é chamada 21 Dias de Ativismo, pois inclui o Dia da Consciência Negra, pela dupla vulnerabilidade da mulher negra. 

“A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Contamos com a participação da sociedade luverdense para mais conhecimento do assunto e saber a importância de discutirmos soluções e evitarmos que mais mulheres da nossa cidade virem estatística”, frisou a secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.

A programação no município conta com parcerias. A Secretaria de Cultura realiza, nesta sexta-feira (19), às 18h, a Roda de conversa: negritude luverdense - espaços de fala e atuação na sociedade, no auditório da Prefeitura. Um minidocumentário sobre o tema também será apresentado aos convidados.

Digitais influencers de Lucas do Rio Verde contribuirão para a divulgação da campanha, reforçando as atividades da programação em suas redes sociais.

O Creas dará continuidade no projeto ‘Precisamos Falar’, onde a equipe debate a respeito da violência contra a mulher, tendo os homens como público-alvo. O projeto foi criado na Campanha Agosto Lilás, deste ano.

No dia 26 de novembro, no auditório da Prefeitura, a partir das 9 horas, a cidade contará com a presença da vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e coordenadora do CEMULHER (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, e a desembargadora Maria Erotides Kneip para discutir futuros projetos sobre o tema. As reuniões envolverão a sociedade luverdense, a Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher de Lucas do Rio Verde e equipe da Assistência Social.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lucas do Rio Verde realizará uma panfletagem pelas ruas do município. Para fechar a programação, será realizada uma caminhada no dia 11 de dezembro, às 16 horas, com saída nas redondezas da Igreja Rosa Mística. O trajeto será até a Praça da Liberdade, no Mercado do Produtor, onde será realizado um apitaço e outras atividades para chamar a atenção para o tema.

Origem

Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 16:50

Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental

Entre as ações desenvolvidas estiveram brincadeiras educativas e dinâmicas


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho