05/11/2026 06:52:50
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8165/

Prefeitura e Corpo de Bombeiros vão intensificar a fiscalização de queimadas rurais e urbanas

Baixa umidade e poluição do ar provocada pela fumaça aumentam os riscos durante a pandemia de coronavírus
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
03/07/2020 16:07

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A partir desta semana, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e o Corpo de Bombeiros intensificarão a fiscalização e o combate às queimadas rurais e urbanas. O controle se estenderá a lotes sem manutenção e prevê notificação e multa aos infratores. A medida segue decisão do governo do estado, que antecipou o início do período proibitivo de queimadas na zona rural para 1º de julho e prevê seu término em 30 de setembro.

Segundo o capitão Alex Queiroz da Silva, comandante da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, o governo de Mato Grosso, ao fazer uma análise dos primeiros cinco meses do ano, identificou um aumento expressivo do número de ocorrências de incêndio florestal e uma redução de chuvas, o que tem contribuído para o crescimento dos focos de incêndio no estado. Além disso, a poluição do ar provocada pela fumaça aumenta os riscos em um período de agravamento da pandemia do novo coronavírus, que ataca principalmente o sistema respiratório.

“É proibido fazer queimada em qualquer época do ano na zona urbana. E na zona rural, será terminantemente proibido atear fogo nessa época, seja para limpezas de áreas rurais ou de matas. De acordo com a Lei 9.605, que trata dos crimes ambientais, está prevista a aplicação de pena de reclusão, detenção e mais multa em caso de pessoas que coloquem fogo em vegetação”, adverte o comandante.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Kairo Silva e Oliveira, observa que a responsabilidade pela manutenção e limpeza dos lotes é sempre dos proprietários e que o Código Ambiental prevê aplicação de multa variável calculada com base na Unidade Fiscal de Lucas do Rio Verde (UFL), hoje equivalente a R$ 14,04.

“A variação da multa poderá ir de 40 UFLs a 85 mil UFLs. Caso o dono não limpe seu lote ou terreno, a Prefeitura vai fazer a limpeza e, além da multa, ele pagará também pela faxina do seu lote. Se nessa época de seca houver uma ocorrência de incêndio, a responsabilidade será do proprietário”, ressalta.

A secretaria conta com uma equipe de fiscais encarregada de notificar e multar os infratores sempre que avistar ou for informada da ocorrência de queimadas ou de outros crimes ambientais.

Também existem outros canais para a população fazer denúncias: a Ouvidoria, pelo telefone 0800-646-4004; o telefone da própria Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, 3549-8300, e ainda o aplicativo Lucas Cidadão.

 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias