04/11/2026 02:05:54
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9505/

Prefeitura e polícias estudam Campanha Sinal Vermelho em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é para que comércios sejam pontos de ajuda a vítimas de violência doméstica
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
18/11/2021 14:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde pode contar, a partir do próximo ano, com um reforço no combate à violência contra a mulher: é a Campanha Sinal Vermelho. A iniciativa foi apontada pela secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, e a adjunta Débora Carneiro, que se reuniram com representantes da Guarda Municipal, polícias Militar e Civil.

A campanha foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em junho de 2020, para diminuir os casos de violência doméstica pelo Brasil. O objetivo da ação é que a mulher consiga pedir ajuda em comércios como farmácias, órgãos públicos, agências bancárias, por exemplo, com um sinal vermelho desenhado na palma da mão.

“O atendente, que será orientado, chamará a polícia, que levará a vítima ao Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e à Mulher, mantendo-a protegida. Será mais um mecanismo para que a gente possa, junto com as forças de segurança, fazer com que essa violência diminua no nosso município”, explica Janice.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar serão as responsáveis por encaminhar as vítimas de violência doméstica, assim que acionadas através do telefone 190 pelos estabelecimentos, para o Núcleo anexo à Polícia Civil do município. A partir do encaminhamento, as policiais civis responsáveis pelo Núcleo darão prosseguimento às medidas necessárias de proteção e início ao inquérito policial.

Campanha Sinal Vermelho
O sinal “X” feito com batom vermelho ou qualquer outro material é feito na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permitindo que a pessoa que atende reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, promova o acionamento da Polícia Militar.

Os atendentes recebem cartilha e tutorial em formato visual com as orientações necessárias ao atendimento da vítima e ao acionamento da PM, de acordo com protocolo preestabelecido.

Quando a pessoa mostrar o “X”, o atendente, de forma reservada, usando os meios à sua disposição, registra o nome, o telefone e o endereço da suposta vítima e liga para o 190.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)