31/10/2026 21:13:00
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12407/

Prefeitura e Sebrae apresentam proposta do City Tour para Lucas do Rio Verde

Objetivo é criar uma rota turística no município para moradores e turistas
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
08/12/2023 09:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), apresentou na última segunda-feira (04), a proposta do projeto “City Tour”.

Voltado para os munícipes e turistas, o circuito tem por objetivo apresentar a cidade como referência em geração de novos negócios e oportunidades, a partir da agricultura e verticalização de cadeias, contextualizando suas questões políticas, geográficas, econômicas, históricas e culturais.

A ideia de modelagem de um City Tour para Lucas do Rio Verde está sendo desenvolvida baseada na história e no desenvolvimento expressivo e acelerado da cidade. A rota contará um pouco da história de sua fundação, desde o projeto de colonização à abertura da rodovia BR-163.

O prefeito Miguel Vaz participou da apresentação do projeto e destacou a sua importância para o município. “Lucas do Rio Verde cresce a passos largos, com uma economia forte, e essa rota pretende atrair ainda mais negócios para o município através do turismo. Este projeto será de grande valia, tanto para os moradores, quanto para quem chega pela primeira vez no município, que poderá conhecer mais sobre a história da cidade, através dos nossos pontos turísticos”.

Dentro do mapeamento dos pontos turísticos preexistentes no município, foram identificados alguns pontos relevantes para compor o City Tour e criar a narrativa pretendida com esta ação. São eles:

Praça dos Migrantes, Praça dos Pioneiros, Figueira Histórica, Monumento N. Sra. do Rosário de Fátima (Padroeira do município), Casa de Pedra, Parque dos Buritis, Igreja Rosa Mística, Monumento do Semeador, Mercado do Produtor Edvino Geller e Casa do Artesão, Praça Florais dos Buritis, Paço Municipal, Monumento das Emas, Luquinha, Galinha Preciosa, Complexo Industrial Attílio Fontana, Fundação Rio Verde, Lago Ernani José Machado e Restaurante Portal do Peixe.

Visita ao Monumento da Figueira Histórica (Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

“A nossa intenção é criar um roteiro para o município oferecer a quem estiver passando por Lucas do Rio Verde e também para população conhecer mais o que tem sido feito na cidade, o que tem no município, temos muitas referências e muita gente que está aqui há anos e não conhece, imagina quem chegou agora. Então é uma forma de construirmos essa narrativa para todo mundo ver o quanto Lucas do Rio Verde é uma cidade de oportunidade”, explicou o gerente regional do Sebrae, Renato Magalhães.

A visita foi guiada pelo coordenador do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, Oliveira Neto, e contou com a presença de representantes de agências de turismo e hotéis, empresários, imprensa, servidores municipais e do Sebrae, e da secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

“Fomos convidados pelo Sebrae para participar como parceiro do projeto, que é fruto de uma ampla pesquisa realizada pelo Sebrae no setor do turismo nesta região. Após pesquisas e estudos no setor, a proposta nesse primeiro momento é identificar as modelagens de City Tour que são possíveis e através dessa primeira experiência propor melhorias ou ideias para compor as propostas finais a serem apresentadas a empresas interessadas no setor. Ficamos felizes com esta primeira experiência e com as contribuições que estão chegando”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)


29/10/2026 08:45

Oportunidade: Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará leilão de 38 imóveis em novembro

Os lances serão feitos presencialmente no Paço Municipal


29/10/2026 08:12

Cultura publica homologação das inscrições da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Os projetos culturais cuja inscrição foi homologada seguirão para a etapa de Análise de Mérito Cultural


27/10/2026 11:27

Natal da Esperança 2026: Secretaria de Cultura publica resultado preliminar do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Empresas poderão apresentar recurso presencialmente até o dia 29 de outubro


27/10/2026 09:45

Guarda Civil Municipal reforça ações de educação no trânsito e participará de aulão sobre bicicletas e motos elétricas

Capacitação gratuita será realizada no dia 7 de novembro, com orientações teóricas e práticas sobre circulação segura, equipamentos obrigatórios e respeito às normas de trânsito


27/10/2026 08:27

Vacina Pneumo 20 está disponível para idosos a partir dos 85 anos

As equipes das UBSs já estão entrando em contato com os idosos para agendar a vacinação, mas eles podem procurar as unidades