15/09/2026 06:58:53
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13530/

Prefeitura publica decreto que regulamenta a abertura de novas empresas através do Balcão Único

Atividades classificadas como de baixo risco poderão receber isenção de alvará
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
07/02/2025 11:58

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Fazenda, informa que já está em vigor o Decreto Nº 7.109/2025, que dispõe sobre a isenção da Taxa de Alvará de Localização e Funcionamento para aberturas de novas empresas através da ferramenta Balcão Único. 

Conforme a legislação, podem se enquadrar no Balcão Único/Empresa Instantânea as empresas classificadas como de baixo risco, enquadradas na Lei nº 3.583, de 20 de setembro de 2023. Podem participar empresas naturais, Microempresas (ME’S) e Empresas de Pequeno Porte (EPP’S).

A abertura da empresa pode ser feita eletronicamente, por meio do endereço eletrônico, na página da Rede Simples MT, no seguinte link: https://encurtador.com.br/spkN4

Basta acessar o Portal de Serviços da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso e se cadastrar, preenchendo todos os campos obrigatórios. O balcão único foi criado com o objetivo de desburocratizar o processo de registro empresarial e de pessoas jurídicas, assim como o licenciamento de suas atividades, no âmbito de Lucas do Rio Verde, de acordo com a legislação urbanística, ambiental e sanitária. 

A parceria entre Município e Junta Comercial permitirá que novas empresas sejam constituídas de forma gratuita, de forma rápida e sem cobranças e taxas, o que tornava o processo oneroso. “Com o Balcão Único em poucos minutos o empresário consegue abrir a empresa, com um aparelho de celular ou computador e de forma gratuita”, explicou o fiscal tributário, Leonardo dos Santos.

De acordo com o decreto, as empresas abertas a partir da do Balcão Único, classificadas como baixo risco, ficam isentas de vistoria e de licenciamento para funcionamento, sendo necessário a pessoa jurídica estar devidamente constituída e regulamentada. São 379 CNAEs que se enquadram na legislação.

A lei prevê, no Artigo 4º, que as empresas estabelecidas na zona urbana que optarem pela abertura através da ferramenta simplificada Balcão Único/Empresa Instantânea, terão o início imediato de suas atividades, sendo concedido o Alvará de Localização e Funcionamento logo após a liberação da Inscrição Municipal, ou seja, até um dia útil após a conclusão do processo de abertura.

FAZENDA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


14/09/2026 13:40

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em setembro e oferecem vagas em quatro áreas


14/09/2026 10:53

Badminton de Lucas do Rio Verde conquista ouro e prata na IV Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes

Atletas do Programa Viva Lucas representaram Mato Grosso em uma das maiores etapas  do circuito nacional


14/09/2026 10:17

Prestação de contas do 2º quadrimestre de 2026 será apresentada pela Prefeitura em 29 de setembro

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde às 17h


14/09/2026 10:12

Lucas do Rio Verde realiza concurso Miss Regional da Terceira Idade

Evento contou com a participação de seis municípios


14/09/2026 10:08

Desafio Agro MTB: Prova do Sorgo reúne mais de 200 ciclistas em Lucas do Rio Verde

Etapa antecede a prova que definirá o campeão


13/09/2026 11:05

Peso e emoção: Orquestra Sinfônica Jovem apresenta "Rock in Concert" neste sábado na Praça do bairro Florais dos Buritis

Concerto reúne guitarras, bateria e orquestra sinfônica em uma noite gratuita para toda a família


11/09/2026 21:29

Lucas do Rio Verde apresenta potencial econômico a investidores em Hong Kong

Projeto foi selecionado para participar de evento que conecta projetos estratégicos na Ásia


11/09/2026 13:54

Guarda Civil Municipal intensifica orientações sobre uso de bicicletas elétricas e similares em escolas de Lucas do Rio Verde

A iniciativa terá continuidade e já foi realizada nas escolas Militar Tiradentes e Municipal Olavo Bilac


11/09/2026 12:54

Prefeitura realiza primeiro curso de defesa pessoal para mulheres em Lucas do Rio Verde

A ação fez parte da programação do Agosto Lilás


11/09/2026 12:51

Alunos da Escola Olavo Bilac participam da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Iniciativa nacional visa estimular o aprendizado prático e contextualizado, preparando os estudantes para tomar decisões financeiras mais responsáveis


11/09/2026 10:50

Sábado (12) tem Dia “D” de Vacinação Antirrábica em todas as UBSs

Todos os cães e gatos com idades a partir de três meses e boas condições de saúde devem ser imunizados