31/07/2026 18:07:36
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13875/

Prefeitura realiza escuta ativa com artistas e OSCs para definir aplicação de recursos da PNAB

Encontros serão realizados na Secretaria de Cultura e Turismo nos dias 17 e 18 de junho
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
16/06/2025 15:28

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo realizará, nos dias 17 e 18 de junho, uma escuta ativa com os artistas locais para ouvir sugestões e ideias que contribuirão na elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Todos encontros acontecerão na Biblioteca Monteiro Lobato, a partir das 18h30, e são abertos a todos os trabalhadores da cultura do município. Além das reuniões abertas, na quarta-feira (18), às 15h, haverá um momento exclusivo para diálogo com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Lucas do Rio Verde, com foco nas entidades que desenvolvem ações culturais no município. 

O objetivo da iniciativa é fortalecer o cenário cultural local, garantindo que os recursos da PNAB cheguem a quem realmente faz a cultura acontecer em Lucas do Rio Verde. Além de coletar sugestões, o encontro também será um momento para esclarecer dúvidas sobre o processo de aplicação dos recursos e os próximos passos da política pública.

A escuta ativa é uma etapa fundamental do processo de planejamento das ações culturais. Por meio dela, o município pretende construir um diagnóstico real das necessidades, demandas e desafios enfrentados por artistas e fazedores de cultura das mais diversas áreas, como música, artesanato, teatro, dança, entre outras manifestações.

Os dados coletados servirão de base para a elaboração do PAAR, documento que norteará as ações e os investimentos culturais ao longo de 2025.

Etapas da Escuta Ativa – PNAB 2025 | 2º Ciclo:

    1. Consulta Pública:

Realização de encontros presenciais e abertura de canais on-line para receber contribuições da comunidade.

    2. Participação da Sociedade Civil:

A presença ativa de artistas, produtores culturais e demais interessados é essencial para o processo.

    3. Levantamento de Demandas:

Com base nas sugestões, será feito um diagnóstico das principais necessidades da cultura local.

    4. Elaboração do PAAR:

O município estruturará o plano de aplicação dos recursos com base nas informações levantadas.

    5. Divulgação e Transparência:

O PAAR final será amplamente divulgado, garantindo o acesso público às informações.

    6. Acompanhamento e Avaliação:

Serão estabelecidos mecanismos para acompanhar a execução das ações e avaliar os resultados.

Como participar:

    • Fique atento aos comunicados oficiais:

Acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde para não perder informações sobre as consultas públicas.

    • Participe dos encontros presenciais:

Compareça nos dias 17 e 18 de junho, às 18h30, na Biblioteca Monteiro Lobato.

    • Contribua com suas ideias:

Se você é artista, produtor ou trabalhador da cultura, compartilhe suas necessidades, experiências e sugestões.

Recursos e informações adicionais:

    • Lei nº 14.399/2022 – Lei Aldir Blanc:

Estabelece a Política Nacional de Fomento à Cultura.

    • Cartilha Nacional da PNAB:

Disponível on-line, traz orientações e esclarecimentos sobre a lei.

    • Canais de participação social:

Verifique se há formulários on-line ou outras plataformas de consulta abertas pela Prefeitura.
 

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


31/07/2026 11:33

Saúde reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso, é necessário ficar atento ao quintal e eliminar os recipientes que possam acumular água


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio