18/04/2026 06:58:21
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13823/

Primeira fase da V Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde

30% dos inscritos serão classificados para participar da segunda fase que ocorrerá em agosto
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
30/05/2025 15:49

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Alunos de treze escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram da primeira fase da V Olimpíada Municipal de Matemática nesta sexta-feira (30). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Sinop. O objetivo da competição é estimular o ensino e aprendizagem de matemática na rede municipal, e medir a proficiência dos alunos na disciplina.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Eça de Queiroz, Marilde Maculan, a Olimpíada é uma oportunidade para trazer leveza para o ensino da disciplina, sobretudo, aos alunos que têm mais dificuldades. “Nós sempre reforçamos aos nossos alunos que além da premiação que a Olimpíada possibilita, o mais importante é o aprendizado que irão carregar para o resto da vida. Fortalecendo, desde os primeiros anos, que a matemática é fundamental para a vida adulta e profissional.”

O professor de matemática, Dionísio Cassenote, foi premiado na quarta edição da competição pelo melhor desempenho nas turmas de Nível 3. Ele ressalta que obter esse reconhecimento foi muito gratificante, mas que o melhor lucro da competição é motivar os alunos e mostrar que todos são capazes. “A qualidade das questões elaboradas pela Unemat contribui muito para o aprendizado dos estudantes. Então, aproveitamos esse momento para voltar a atenção e a dedicação deles para a disciplina”. 

Bryan Valadares é aluno do 6º ano A e está participando pela terceira vez da Olimpíada Municipal. “Meu pai me incentivou a estudar para essa primeira fase. Já fui premiado nas outras competições, e agora o meu objetivo é ficar entre os dez melhores novamente, para dar orgulho para a minha família”.

Participando pela primeira vez, a aluna do 9º ano B, Lavinia Lins, já demonstra entusiasmo com a próxima fase. “Matemática é minha matéria favorita, estou muito animada para a segunda fase. A Olimpíada é muito importante para medir o nível do nosso desempenho na disciplina”.

A competição

A Olimpíada Municipal de Matemática é organizada em três níveis: o Nível 1 inclui os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental; o Nível 2, os do 6º e 7º ano; e o Nível 3, os do 8º e 9º ano. Além disso, a competição acontece em três fases distintas. 

A primeira prova contém 10 questões de múltipla escolha, adequadas para cada um dos níveis. Nesta fase, alunos de mesma escola e  mesmo nível competem entre si pela vaga na segunda fase da competição. São classificados para a próxima etapa 30% dos inscritos, considerando os que obtiveram os melhores resultados.

Na segunda fase, a prova é composta por questões objetivas e discursivas e os estudantes competem com outros do mesmo nível matriculados em outras escolas municipais. Destes, apenas 50% serão selecionados para participar da terceira e última fase. Esta, por sua vez, contém apenas questões discursivas. 

De acordo com o assessor pedagógico e coordenador municipal da V Olimpíada, Osmar Silva, as avaliações são corrigidas pela Comissão Municipal organizada pela Secretaria de Educação e os resultados só serão divulgados na Cerimônia de Encerramento. O evento também homenageia e premia os estudantes de cada nível que obtiveram o melhor desempenho na competição. 

Se liga no cronograma

A próxima prova será aplicada no dia 13 de agosto, às 14h. A terceira e última será realizada no dia 23 de setembro, às 14h. Enquanto a Cerimônia de Encerramento ocorrerá no dia 24 de outubro, o horário e local serão divulgados mais próximo da data. 

Talentos luverdenses

A parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Unemat tem se  consolidado ao longo de cinco anos, e já celebrou mais de 500 talentos de matemática na rede municipal de ensino.

No último ano, a IV Olimpíada Municipal teve 100% de adesão das escolas do ensino fundamental. A competição mobilizou mais de 140 professores e milhares de alunos ao longo de suas três fases: 3.644 na primeira, 861 na segunda e 136 alunos na terceira e última fase.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento