03/03/2026 17:36:25
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10933/

Profissionais da Atenção Básica em Saúde passam por capacitação sobre diabetes

Encontro marca encerramento de ciclo de formação promovido pela Escola de Saúde
Por Ascom Prefeitura / Rubens Junior e Gabriela Corsino
28/11/2022 09:12

(Foto: Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de promover a capacitação constante, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou o 3° Simpósio da Secretaria de Saúde. Desta vez o tema abordado foi Diabetes Mellitus na Atenção Primária em Saúde. O encontro ocorreu no último sábado (26), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

Durante toda a manhã, profissionais da saúde do município foram envolvidos em uma programação com palestra, discussão de casos e roda de conversa, conduzidos pela Dra. Cristianne Serafim Feuser, médica endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

“Essa ação vai fazer com que muitos pacientes que estão aguardando consulta com endocrinologia, que é uma especialidade um pouco mais difícil de acesso, que essa espera seja resumida, seja antecipada e que os clínicos resolvam esses casos um pouco mais complicados. Ter familiaridade com o tratamento vai trazer muitos benefícios. Tratar bem a diabetes previne muitas complicações, amputações, cegueira e infarto”, explica Dra. Cristianne.

Ao longo do ano, outros dois simpósios e diversas oficinas foram realizadas com o propósito da capacitação constante. O trabalho é desenvolvido pela Escola de Saúde Pública Municipal e a Comissão de Integração Ensino-serviço - CIES Municipal.

“Estamos muito felizes com os resultados deste programa. Foram meses de muito aprendizado, muito trabalho para a qualificação e atualização dos nossos profissionais da Atenção Primária e Saúde”, destaca a coordenadora do CIES Municipal, Tatiani da Rocha.

“O nosso propósito desde o início do ano com esse projeto é envolver todos os membros das equipes das unidades de saúde. Foram trabalhados três temas que são fundamentais para quem atua na atenção primária, que foi o pré-natal de baixo risco, hipertensão arterial e encerrando o ciclo com diabetes. A gente finaliza essa série de encontros com a sensação de dever cumprido”, disse a secretária de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura.

A avaliação por parte dos profissionais da saúde também foi positiva, é o que afirma o coordenador e enfermeiro do PSF V Pioneiro, Alexander Brito. “Eu participei dos três simpósios e sei que a cada módulo fui aperfeiçoado, as oficinas também serviram para sanar as dúvidas e também agregaram novas experiências. Eu vi o simpósio como propósito não só no aperfeiçoamento do atendimento aos usuários, mas também para novos servidores que chegaram na atenção básica”.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/03/2026 09:30

10ª Turma de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade inicia curso

A especialização tem dois anos de duração, com aulas teóricas e práticas, oficinas e estágios em diversos campos de atuação


03/03/2026 07:31

Lucas do Rio Verde contribui para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU)

Evento aconteceu ente os dias 24 e 27 de fevereiro de 2026, em Brasília (DF)


03/03/2026 07:00

Votação do Circuito Gastronômico inicia nesta terça-feira (03)

População poderá votar de 3 a 31 de março no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde