24/04/2026 07:57:58
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11391/

Projeto Futebol de Rua pela Educação é implantado na Escola Cecília Meireles

Iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Instituto Futebol de Rua e Rumo Logística
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
22/03/2023 17:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Instituto Futebol de Rua, empresa Rumo Logística e Escola Municipal Cecília Meireles lançou em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (22), na quadra de esportes da instituição de ensino, o Projeto Futebol de Rua pela Educação, com crianças e adolescentes desta comunidade do bairro Tessele Junior.

O projeto, sem fins lucrativos, foi criado em 2006 e é desenvolvido conforme a Lei de Incentivo ao Esporte nº 11.438. Conta com uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para o desenvolvimento humano. Em Lucas do Rio Verde, as atividades do programa já iniciaram, sendo no contraturno escolar. Serão atendidas cerca de 100 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, de 7 a 13 anos, nos períodos da manhã e da tarde.
     
Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação, explica o objetivo da instituição. “O projeto nasceu de um anseio do fundador em trabalhar o esporte e a educação de forma acessível para meninos e meninas que vivem em áreas e zonas de maior vulnerabilidade social. Então, essa é a pegada do projeto, é o desenvolvimento social, é o esporte para o desenvolvimento. As atividades seguem a metodologia exclusiva do Instituto Futebol de Rua, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores”.

Desde a criação, a organização já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes, atuando nas cinco regiões do Brasil. Com sede principal em Curitiba (PR), hoje atua em 73 núcleos, 59 cidades e 22 estados, atendendo aproximadamente 5.500 meninos e meninas, entre 7 a 17 anos, em diversos projetos sociais. 

Vinícius Roder Corrêa é o responsável pelas relações governamentais da Rumo Logística, empresa responsável pela construção e exploração da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. Ele explicou a escolha do município para aplicação do projeto. “Lucas do Rio Verde, por ser o município que temos como destino final da ferrovia, é de suma importância estreitar laços com projetos sociais com as cidades que fazem parte do trajeto”, analisa.

A cerimônia terminou com assinatura do Acordo de Cooperação, que autoriza o início da execução do projeto em Lucas do Rio Verde, entre o prefeito Miguel Vaz, Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação e Vinícius Roder Corrêa representando a Rumo Logística. “Agradeço o apoio da Rumo que, antes da ferrovia chegar, já está trabalhando com projetos sociais e esse é muito importante, pois vem exatamente para contribuir à melhoria da educação do aluno. Meus agradecimentos também ao Projeto Futebol de Rua pela Educação por abraçar a nossa cidade”, discursou o prefeito Miguel Vaz.

A cerimônia também contou com a presença da primeira-dama Janice Ribeiro, secretários de Governo e Administração, Alan Togni, de Esporte e Lazer, Jackson Lopes, de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, a procuradora municipal, Derlise Marchiori, do gestor da escola, Leandro de Souza, o assessor pedagógico (representando a Secretaria de Educação), Osmar Cícero, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolecente, Debora Carneiro, dos vereadores Sandra Barzotto, Ideiva Foletto, Wlademir Mesquita, além de pais e alunos da comunidade escolar. 

EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril