02/11/2026 12:29:25
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10988/

PSF Rio Verde desenvolve horta com pacientes para incentivar alimentação saudável

Os pacientes passam pela avaliação da equipe, que faz verificação antropométrica, pressão arterial e teste de glicemia
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
07/12/2022 13:44

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Os pacientes hipertensos e diabéticos atendidos no PSF Rio Verde recebem um cuidado todo especial nas atividades em grupo. Durante a pandemia da Covid-19 muitos pacientes não conseguiram dar continuidade aos tratamentos, que auxiliam no cuidado com a saúde e bem-estar por meio do convívio social.

Com a evolução dos pacientes e o auxílio da equipe do PSF Rio Verde, eles, que se encontravam todas as terças-feiras, passaram a realizar encontros mensais em um momento preparado especialmente para fazer o acompanhamento da saúde.

Como estímulo à prática de alimentação saudável e uso de temperos naturais, a equipe do PSF e os pacientes construíram uma horta com material reciclável. Nela foram plantadas as primeiras mudas de salsinha, cebolinha, couve, hortelã e coentro, e agora já foi possível plantar alface, rúcula e agrião.

Todos os pacientes passam pela avaliação da equipe, que verifica a pressão arterial, o teste de glicemia e ainda a verificação antropométrica que faz a mensuração de peso, altura, índice de massa corpórea e aponta o peso ideal.

Os encontros marcam a vida de cada paciente, é o que diz o agente de saúde, Jorge Luís Rocha Nunes Oliveira. “Eu acho muito importante e gratificante, nós percebemos que eles ficam felizes em ter esse dia em especial, voltado para eles, em contrapartida isso também auxilia o nosso trabalho como ACS no trabalho em grupo”, explica.

Para a enfermeira e coordenadora do PSF Rio Verde, Hérika Faganello, os encontros têm sido proveitosos. “A primeira horta foi vertical, a ideia foi excelente, porém resolvemos mudar o formato do local de plantio e percebemos que isso deu um novo ânimo para os pacientes. Falar tem poder, mas realizar levou os usuários a se sentirem participantes. Essa semana fizemos colheita, usamos as verduras para o uso dos pacientes e percebemos que descobrimos novos dons, novas oportunidades, que geraram vínculo tanto com a população quanto com a própria equipe”, pontua.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)


29/10/2026 08:45

Oportunidade: Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará leilão de 38 imóveis em novembro

Os lances serão feitos presencialmente no Paço Municipal


29/10/2026 08:12

Cultura publica homologação das inscrições da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Os projetos culturais cuja inscrição foi homologada seguirão para a etapa de Análise de Mérito Cultural