02/11/2026 07:30:09
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11184/

PSF Rio Verde realiza atividades do Programa Hiperdia

Os encontros acontecem uma vez por mês com os inscritos na área
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
01/02/2023 15:08

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

O sorriso estampado no rosto já mostrava a satisfação por sair da rotina e participar de um programa diferente com o grupo de hipertensos e diabéticos do PSF Rio Verde, que foi realizado na tarde desta terça-feira (31).

O Hiperdia é um programa de cadastramento e acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos, para promover uma melhora da qualidade de vida, através da vinculação do usuário à unidade básica de saúde e aperfeiçoamento da assistência continuada e com qualidade, associada à realização de educação em saúde e o acompanhamento de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Os encontros são mensais com os inscritos na área do PSF Rio Verde e acontecem na última terça-feira de cada mês durante o ano de 2023. A cada encontro será verificada pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura, cálculo do Índice De Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal. Tais dados são lançados em planilha e, posteriormente, em prontuário, o que oportuniza a análise do mesmo e, sendo assim, possível atualização de exames de rotina do hipertenso e diabético, consultas e/ou renovação de receita, quando necessário.

O tema do encontro desta semana foi “saúde mental”, com a psicóloga convidada, Anne Caroline Nilson, e na programação foi solicitado aos participantes que escrevessem sugestões de temas a serem abordados para os próximos encontros, onde serão intercalados os temas por eles escolhidos e os pertinentes ao grupo do Hiperdia.

De acordo com a enfermeira Priscilla Serafim Evaristo Fernandes, responsável pela organização do programa, tem registrados 24 pacientes hipertensos e diabéticos, com idades entre 42 e 75 anos, que recebem regularmente todo o acompanhamento necessário, como a realização de consultas, controle de pressão e exames. Todos eles costumam participar das atividades interativas extras programadas pela equipe do PSF.

“Durante as palestras na unidade, também promovemos dinâmicas para que os encontros não se tornem monótonos, já que tem muitos idosos e eles não querem ficar parados. Inclusive, eles gostam muito porque podem falar não só de saúde, mas sobre eles, a família ou qualquer outro assunto. Assim como nesses encontros, que são realizados mais espaçadamente, o objetivo é reuni-los para passar informações e para que interajam entre eles e com a equipe da unidade de uma forma divertida e gostosa ao mesmo tempo que promovemos a saúde”, destaca Priscilla.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)


29/10/2026 08:45

Oportunidade: Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará leilão de 38 imóveis em novembro

Os lances serão feitos presencialmente no Paço Municipal


29/10/2026 08:12

Cultura publica homologação das inscrições da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Os projetos culturais cuja inscrição foi homologada seguirão para a etapa de Análise de Mérito Cultural