20/08/2026 18:53:09
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11683/

Retomada do Museu do Cerrado abre semana do Meio Ambiente em Lucas do Rio Verde

As atividades da semana serão realizadas entre os dias 01 a 07 de junho
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
01/06/2023 16:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, preocupada com a conscientização ambiental, deu início às ações relacionadas à Semana do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Uma das programações foi a retomada das atividades no Museu do Cerrado, que servirá como centro de aprendizagem educacional sobre o meio ambiente, sustentabilidade e práticas sobre preservação.

As atividades serão realizadas de 01 a 07 de junho. Entre as ações, estão o lançamento do concurso para escolha do mascote, minicurso Microverde, limpeza do lago Ernani José Machado e Parque dos Buritis, entrega de mudas no semáforo das avenidas Mato Grosso e Paraná e o treinamento do Projeto Nossa Horta é Show.
“Com essa nova proposta, os nossos alunos poderão conhecer ainda mais de perto, e de forma prática o que é o cerrado. Achei muito importante e pertinente essa parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente que trouxe para mais perto toda uma história de preservação legal e de educação ambiental”, pontua o prefeito, Miguel Vaz.

Agora, o museu do Cerrado tem uma nova área de aproximadamente 1.600m² revitalizada, com reforma da edícula, construção de pergolado, viveiro de mudas, horta orgânica, jardim sensorial, manutenção de paver, limpeza das trilhas e instalação de banco dentro do bosque.
“Eu acho incrível a oportunidade de poder conhecer mais de perto esse espaço e sair um pouco de dentro da sala de aula, com quadros. Hoje a nossa aula é prática, cuidamos das plantas, aprendemos sobre tudo aqui”, pontua Sara Lorraine, aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Dom Bosco. 

O local conta com diversas espécies de árvores como Barbatimão, Pequi do Cerrado, Ipê e Jatobá, além de mais 130 mudas que foram plantadas para revitalização, como Mirindiba, Paricá e Ingá.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, o espaço contará com a manutenção de uma equipe especializada do horto, e também será utilizado para pesquisas ambientais, produção de ervas culinárias e medicinais que inicialmente serão distribuídas nas unidades escolares. “A gente sabe que o espaço ficou um tempo paralisado e agora nós retomamos a todo vapor. O museu será de grande valia na educação ambiental e na preservação do meio ambiente. Devemos isso à Prefeitura e aos nossos parceiros que são as cooperativas Sicredi, Cresol e a Fiagril”, explica. 

No museu funcionará um centro de aprendizagem educacional sobre o meio ambiente, sustentabilidade e práticas sobre preservação, onde os alunos das redes públicas e privadas, com prévio agendamento, contarão com passeios guiados por um docente da rede municipal.

“Nós, enquanto cooperativa, entendemos que cooperar, participar e revitalizar, principalmente ambientes que acolham crianças, aprendendo sobre as matas, natureza, cerrado e como é importante para todos. Nós estamos felizes em ter sido convidado a fazer parte dessa mudança que o Poder Executivo está realizando na cidade e a diferença que tudo isso gera na vida dos luverdenses”, pontua Antônio Machado, gerente da Cresol.

Confira a programação detalhada a seguir:
01/06 – Retomada do Museu do Cerrado
01/06 – Lançamento do Concurso para escolha do mascote
02/06 – Minicurso Microverde
03/06 – Limpeza do Lago Ernani José Machado e Parque dos Buritis
06/06 – Entrega de mudas no semáforo da Av. Mato Grosso e Av. Paraná
07/06 – Treinamento do Projeto Nossa Horta é Show

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente

A Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, em 1972 instituiu a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado em 5 de junho.
A data foi criada para chamar a atenção da população mundial sobre a importância da preservação ambiental, além de orientar a política ambiental em todo o planeta, de maneira coordenada.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/08/2026 16:40

24ª Copa Martinello/Sicredi de Futsal abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Competição começará no dia 26 de setembro e terá premiação de R$ 35 mil


20/08/2026 08:25

Restaurante do Trabalhador oferece refeições de qualidade e acessíveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi - MT, disponibiliza subsídio para ajudar empresas e produtores rurais a custear a alimentação de seus colaboradores


20/08/2026 07:06

Cooperativa de Lucas do Rio Verde representará Mato Grosso no maior festival de artesanato do país

Cooperarte estará na 8ª edição da Fenacce, que reúne artesãos de todo o Brasil de 4 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE)


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.