28/03/2024 11:45:16

Saúde alerta sobre diagnóstico precoce de hanseníase e realiza entrega do kit de avaliação dermatoneurológica aos PSFs

Em Lucas do Rio Verde são 71 pacientes acompanhados pelo Município
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
31/01/2023 15:40

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

No último dia de janeiro, o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde reforça o compromisso de controlar a doença, promover o diagnóstico e o tratamento correto e difundir informações para desfazer os preconceitos que afetam o diagnóstico preventivo da doença.

A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A transmissão ocorre por meio de contato próximo e contínuo com o paciente não tratado. Sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada e apresenta múltiplas manifestações clínicas, exteriorizadas, principalmente, por lesões dos nervos periféricos e cutâneas com alteração de sensibilidade.

Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revela que Mato Grosso ocupa o segundo lugar no Brasil em número de casos de hanseníase, com 36.482 casos, atrás do Maranhão. Em Lucas do Rio Verde são 71 pacientes acompanhados pelo Município em 2022.

Na tarde desta terça-feira (31), a Secretaria de Saúde iniciou a entrega de 18 kits de Avaliação Dermatoneurológica e o grau de Incapacidade Física em Hanseníase para cada PSF. O objetivo é atender os moradores do município para facilitar o diagnóstico e acompanhamento da doença. O kit é composto por estesiômetro, fio dental, cotonete, fita métrica, régua de avaliação lesão cutânea e canetinha.

No município de Lucas do Rio Verde, o paciente com diagnóstico de Hanseníase é acompanhado pelo PSF e a medicação é retirada na Farmácia Municipal mensalmente. A avaliação dermatoneurológica é realizada em todos os pacientes com suspeita de Hanseníase e também nos contatos intradomiciliares.

A orientação da Secretaria de Saúde é que as pessoas procurem uma unidade básica de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque, e também quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença imediatamente.

É importante que o paciente diagnosticado com Hanseníase faça todo tratamento. “Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento for interrompido. Atualmente, o Mato Grosso é o segundo estado do Brasil com mais casos da doença. Então, se você tem sensações de amortecimento nas mãos e pés ou outra parte do corpo, é um alerta para que você procure atendimento, a Hanseníase é uma doença que precisa de atenção, e buscar o diagnóstico mais rápido possível é importante”, afirma secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.

28/03/2024 10:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (29)

Medida foi estabelecida pelo Decreto nº 6.655/2024; serviços essenciais permanecem inalterados

28/03/2024 09:01