05/11/2026 03:05:53
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8288/

Secretaria de Educação e gestores de escolas discutem início do ano letivo

O retorno das aulas presenciais foi um dos assuntos abordados durante o encontro
Por Ascom Prefeitura/Educação - Oliveira Neto
21/01/2021 09:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Gestores de todas as escolas municipais estiveram reunidos com a equipe da Secretaria de Educação nesta quarta-feira (20). O encontro foi na escola Paulo Freire e em pauta estavam as estratégias para a volta às aulas.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, iniciou o momento dando boas-vindas aos presentes e fez apresentação das equipes que compõem a pasta. Em seguida foi discutido o assunto de maior conjectura: o retorno das aulas presenciais.

A maioria dos gestores se manifestaram durante o evento. Muitos fizeram avaliações sobre os riscos a serem encarados com o ajuntamento de estudantes. No entanto, foram quase unânimes pelo retorno das aulas presenciais, ainda que por etapas como já havia proposto a secretária de Educação.  

“Tivemos uma reunião muito produtiva e saímos muito otimistas porque praticamente todas as equipes gestoras concordam com o retorno às aulas. Então, a gente vai permanecer acompanhando os casos e aguardar para saber como vai ser o número de casos e havendo redução nos números no final de fevereiro ou início de março estaremos gradativamente retornando com os alunos às escolas”, ressaltou Elaine.

A gestora da escola Fredolino Vieira Barros, em Groslândia, Carla Sanches, comentou que, além da preocupação que todos os gestores devem ter com relação à volta dos alunos à sala de aula, como os cuidados com a higienização, proteção e distanciamento social, a escola dela por estar localizada na zona rural tem mais um agravante: o transporte escolar.  

“O protocolo de saúde é praticamente o mesmo para todas as escolas municipais. Porém, para as escolas da zona rural tem um diferencial que é o transporte escolar. Vamos ter que estudar melhor a demanda porque cerca de 70% de nossos alunos são advindos de fazendas e, portanto, percorrem uma maior distância até a chegada na escola. Então, teremos que pensar a situação, pensar inclusive a monitoria dentro desses transportes pra cuidar bem de nossas crianças e evitar qualquer tipo de contaminação”, disse a gestora.

Vale lembrar que o ano letivo será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (25), a partir das 8h30 no auditório do Paço Municipal. Em cumprimento ao último decreto do Governo do Estado, o evento será online, com a presença apenas de um dispositivo de honra.

A partir do início de fevereiro serão iniciadas as aulas via internet. Só no final de fevereiro os estudantes vão sendo liberados aos poucos para voltar ao convívio escolar.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias