17/06/2026 01:16:44
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12852/

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo
Por Ascom Prefeitura
19/04/2024 14:27

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Diante da polêmica sobre as capacitações patrocinadas pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, direcionada aos professores, monitores e pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Educação vem a púbico esclarecer o seguinte:

1) O Município de Lucas do Rio Verde está comprometido com a formulação e execução de ações públicas voltadas para bem atender as crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista, que são classificadas pelo Ministério da Educação como Alunos da Educação Especial.

2) São ações como a contratação de 238 monitores para acompanhar esses alunos. Essas são exigências novas, que requerem atenção e esforço permanente do Poder Público, para atender às demandas desses alunos e suas famílias.

3) Dentre essas ações está a capacitação dos profissionais que lidam com os alunos especiais e seus familiares, dotando-os do conhecimento e orientação necessários para lidar com as crianças, que apresentam necessidades especiais e específicas.

4) Foi por essa razão que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, contratou um profissional reconhecido por sua qualificação para proferir uma série de capacitações presenciais aos professores, monitores e palestras aos pais de alunos da Educação Especial, evento ocorrido entre os dias 15 a 18 deste mês, como parte das obrigações da Secretaria com o Plano Educacional Individualizado (PEI).

5) Os trabalhos de capacitações e a palestras ocorreram naturalmente, sendo que apenas um ponto mais sensível do conteúdo ministrado pelo profissional, relacionado à necessidade de os pais darem atenção especial à sexualidade das crianças, causou polêmica, devido a algumas incompreensões sobre o conteúdo das falas do palestrante. A ideologia de gênero não estava em pauta.

6) A Secretaria destaca ainda que o valor de R$ 50.976,00, conforme consta no Portal da Transparência, foi pago ao profissional pelas capacitações, palestras e pela formulação do PEI. 

7) Pelo exposto, a Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde vem a público reafirmar o compromisso de promover educação de qualidade, pública, gratuita e inclusiva para as nossas crianças, bem como a nossa disposição de manter uma firme parceria com a associação dos pais de crianças autistas, mas repudia com firmeza e veemência qualquer tentativa de exploração política de um tema tão sensível à nossa sociedade e às famílias de quem possui crianças com necessidade de atendimento especial.

EDUCAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 15:14

Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde

Programa chega à Fase 3 e selecionará até cinco soluções tecnológicas para serem testadas em ambiente real no município; inscrições seguem até o dia 5 de julho


16/06/2026 13:59

Centro de Referência e Atendimento à Mulher tem sido espaço de oportunidades para muitas mulheres em Lucas do Rio Verde

Somente em 2026, o espaço já ofertou cerca de 26 cursos gratuitos, somando 520 vagas para qualificação profissional


16/06/2026 10:47

Lucas do Rio Verde promove palestra sobre conscientização e cuidado com a pessoa idosa

Ação fez parte da campanha Junho Violeta e reforçou a importância do combate à violência contra idosos


16/06/2026 08:37

Lucas do Rio Verde é escolhido como um dos polos regionais de formação da Polícia Militar de Mato Grosso

Município sediará turma do 35º Curso de Formação de Soldados e integra estratégia de descentralização do ensino da corporação


16/06/2026 07:30

Música e cultura: recitais das oficinas culturais acontecem nos dias 25, 26 e 27 de junho na Câmara

A entrada é gratuita e toda a população está convidada a prestigiar as apresentações e celebrar a cultura luverdense


15/06/2026 19:26

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura UBS Parque das Araras

A nova unidade terá horário de funcionamento diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 17h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h


15/06/2026 08:18

Mutirão recolhe 160 quilos de resíduos no Parque dos Buritis e Lago Ernani José Machado

Ação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e reuniu poder público, iniciativa privada e voluntários


15/06/2026 07:38

Aluna da oficina de ballet de Lucas do Rio Verde é selecionada para etapa nacional da Escola Bolshoi

A conquista da jovem bailarina reforça a importância das oficinas culturais na formação e desenvolvimento de talentos luverdenses


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico