28/03/2024 16:00:01

Secretaria de Saúde promove mutirão de consultas oftalmológicas e atende mais de 300 pacientes

Ação teve duração de quatro dias e foi realizada em dois diferentes locais
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
16/05/2022 15:30

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)

Um mutirão para dar celeridade na demanda de consultas oftalmológicas foi realizado na última semana pela Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 11, 12, 13 e 14 de maio, em Lucas do Rio Verde. Conforme a Central da Regulação, departamento da Secretaria que organiza a demanda das especialidades em saúde vindas do município, 316 pessoas foram atendidas nos quatro dias.

Nos dois primeiros dias, os atendimentos foram realizados no PSF XVII do bairro Vida Nova, enquanto nos dois últimos dias os pacientes passaram pelas consultas no Espaço Saúde (antigo Fórum). As consultas do mutirão são previamente agendadas pela Central de Regulação.

Segundo a secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, o primeiro passo para que uma ação como essa aconteça é a organização. A médica explica que na renovação do credenciamento houve uma lentidão relacionada aos agendamentos, por isso o planejamento para atender um significativo número de pessoas.

“A oftalmologia é a nossa maior demanda. Vimos a necessidade de fazer um volume maior de consultas para diminuir o tempo de espera na fila aos pacientes. Temos uma grande preocupação com os pacientes diabéticos e hipertensos, que podem desenvolver retinopatia, crianças com dificuldade visual e que precisam dos óculos – o que afeta diretamente o aprendizado”, explicou a secretária.

Além das consultas já realizadas, a demanda para consultas oftalmológicas conta ainda com uma fila de cerca de 800 pessoas. De acordo com a Secretaria de Saúde, há previsão de novos mutirões serem organizado nos próximos meses. As consultas são feitas por meio de credenciamento e custeada com recursos próprios.

Outros procedimentos oftalmológicos

Pensando em melhorar a qualidade de vida dos pacientes que precisam de procedimentos oftalmológicos, além das consultas, a Secretaria de Saúde explica que alguns deles passaram a ser ofertados no município. Isso graças ao novo contrato de gestão com o Hospital São Lucas, com o auxílio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, além do credenciamento com novos profissionais.

Entre os procedimentos com demanda na cidade que não eram feitos antes e agora são realizados estão: injeção intravitria e vitrectomia, antes ofertados somente pelo Estado e que, muitas vezes, o paciente precisava judicializar o pedido de procedimento.

“A visão faz parte de uma série de situações que se não dermos atenção e uma adequação da condição visual, pode trazer sérios riscos. Estamos conseguindo também dar essa assistência pelo município, o que faz com que os pacientes com maior risco, até mesmo de perder a visão, não tenham que esperar, pois estamos conseguindo fazer por aqui”, detalhou Fernanda.

Faltosos nos agendamentos

De acordo com a pasta, 400 consultas foram agendadas para o mutirão, entretanto, alguns pacientes não compareceram na consulta, um total de 84 pessoas. A Regulação explica que acionou os agendados previamente, que confirmaram o comparecimento nas consultas, porém faltaram no dia.

“Os pacientes que não compareceram não possuem mais o pedido médico como pendente na Central de Regulação. Se tiverem interesse novamente, terão que procurar a sua unidade de saúde (PSF) para serem reavaliados e reencaminhados para o oftalmologista”, explicou a coordenadora da Central de Regulação, Aline Teixeira.

28/03/2024 14:00

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde é campeã em prêmio do Sebrae

Coordenador da unidade alcançou 9.939 atendimentos e é o primeiro do ranking estadual

28/03/2024 11:16