03/11/2026 00:13:30
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10521/

Secretaria de Saúde reúne mais de 60 médicos em capacitação de manejo do trauma

Além do município luverdense, as cidades de Sinop, Sorriso, União do Sul, Nova Ubiratã, Itanhangá e Nova Mutum participaram
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
12/08/2022 13:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

O encerramento do Curso de Manejo do Trauma, oferecido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, foi realizado nesta quarta-feira (10), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal. Ao todo, 63 médicos participaram e, além do município luverdense, as cidades de Sinop, Sorriso, União do Sul, Nova Ubiratã, Itanhangá e Nova Mutum.

O evento é uma parceria da Secretaria de Saúde, Escola de Saúde e Hospital São Lucas e as palestrantes foram a neurocirurgiã e diretora técnica do HSL, com atuação em traumas de crânio e coluna, Catarine Ottobeli, e a cirurgiã geral, Luanna Itacaramby, que atua no Hospital Regional de Sorriso e no HSL.

O manejo do trauma é um curso baseado no Suporte Avançado ao Trauma, que é um protocolo criado pelo Colégio Americano de Cirurgiões que otimiza o atendimento ao trauma e, comprovadamente, diminui mortalidade. O curso contou com aulas teóricas e, dentre as atividades, palestras sobre o manejo de via aérea, trauma de tórax, trauma de crânio e trauma medular.

O médico Mário Kaway Filho avaliou a capacitação. “Foi excelente participar desse curso, principalmente porque ele muito concorrido e só é ofertado em São Paulo, ver ele ser oferecido aqui tão perto de nós é, no mínimo, fantástico”, explica.

O trauma é a principal causa de óbito em pessoas de 1 a 44 anos. Além disso, é a condição que mais traz morbidade, que o indivíduo fica após ao trauma não conseguindo atuar em suas atividades laborais. O trauma (violência, acidentes automobilísticos, queimaduras, quedas de alturas etc.) também é a condição que mais mata crianças a partir de um ano, adolescentes e adultos jovens; e quando não mata, tem um potencial de sequela para o resto da vida.

De acordo com a enfermeira Zenobia Barreto, do município de Sorriso, foi uma experiência exitosa. “Fizemos o contato com os médicos da nossa secretaria e observamos o interesse deles em estar participando da capacitação no município vizinho. Foi uma oportunidade em estar revendo e atualizando o manejo e conduta sobre trauma, além de promover a interação entre os profissionais. O feedback foi bem positivo, pois as profissionais ministrantes foram objetivas e diretas na explanação do conteúdo”, pontua.

Para o Drº Samuel Alves, também do município de Sorriso, o curso foi de grande importância. “Para nós, médicos, agregou nossos conhecimentos, conceitos básicos de atendimento, a capacidade de manejar pacientes de trauma em um primeiro atendimento, em um pronto atendimento. Lucas do Rio Verde está de parabéns pelo curso ofertado aos profissionais da saúde, bem como o poder público que se preocupa com a qualidade dos atendimentos prestados à população da cidade e de toda região”, disse.

O curso teve duração total de 8h e todos os participantes receberão certificado.

“Para nós, enquanto secretaria, oferecer capacitações aos profissionais luverdenses e dos demais municípios que fazem parte da região Teles Pires, eleva a qualidade dos atendimentos iniciais ao paciente vítima de trauma, reduzindo danos secundários e promovendo também eficácia nos serviços prestados”, finaliza a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Drª Fernanda Heldt Ventura.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes


29/10/2026 18:00

Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica

Primeira etapa contempla 1,2 quilômetro de vias


29/10/2026 16:03

Formação em braille abre novos caminhos para a educação inclusiva em Lucas do Rio Verde

Por meio do Programa LEGO Braille Bricks, a Secretaria de Educação prepara profissionais para promover a aprendizagem e a autonomia de estudantes com deficiência visual


29/10/2026 10:11

Lucas do Rio Verde anuncia maior investimento da história em procedimentos médicos

Os recursos foram viabilizados por meio do Programa Fila Zero. São R$ 23,6 milhões, que serão investidos na realização de duas mil consultas, 13.590 exames e 5.648 cirurgias


29/10/2026 09:25

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia HackaLucas 2026, maratona de inovação que conecta talentos e empresas

Evento será realizado de 27 a 29 de novembro, no Green Future Hub, e reunirá  estudantes, profissionais e empreendedores para desenvolver soluções voltadas aos  desafios do mercado local


29/10/2026 09:14

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nos dias 30 de outubro e 2 de novembro

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (3)


29/10/2026 08:45

Oportunidade: Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará leilão de 38 imóveis em novembro

Os lances serão feitos presencialmente no Paço Municipal


29/10/2026 08:12

Cultura publica homologação das inscrições da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Os projetos culturais cuja inscrição foi homologada seguirão para a etapa de Análise de Mérito Cultural