19/06/2026 06:02:42
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7969/

Segunda edição do Programa Cuidar 2020 movimenta o bairro Rio Verde

Descentralização permite levar os serviços até as comunidades e o despertar da sensação de inclusão e pertencimento
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
09/03/2020 11:06

(Foto: Ascom Prefeitura/Dicler Tonello e Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante aproximadamente quatro horas, os moradores do bairro Rio Verde e de áreas vizinhas puderam participar da segunda edição do Programa Cuidar em 2020, realizada no último sábado, 07, na praça da comunidade. A partir das 14 horas, famílias inteiras começaram a chegar para usufruir dos diversos serviços gratuitos, brinquedos, apresentações culturais e comidas colocados à disposição nas barracas instaladas no local.   

Criado em junho de 2017, o Programa Cuidar procura levar até a população o atendimento dos diferentes órgãos da Prefeitura e ainda de instituições parceiras do Poder Público, como testes rápidos de saúde, emissão de RG, Sine, Procon, Saae, agendamento do Bolsa Família, tributação, defensoria pública, Corpo de Bombeiros, biblioteca, projetos escolares, corte de cabelo, artesanato, distribuição de pipoca, picolé e algodão doce e muitas outras ações.

Para Bianca Borges, “é maravilhoso ser jovem em Lucas do Rio Verde, principalmente quando tem esses projetos aqui nas praças, que fazem as crianças, os jovens e os adultos saírem de casa para terem lazer, poderem conversar com as outras pessoas e se divertirem”.

Acompanhada da filhinha Emily, a dona de casa Rosângela Souza declarou que morar em Lucas do Rio Verde “é tudo de bom e maravilhoso e não tenho motivo para me queixar”. Segundo ela, os filhos estudam em escolas que dão um acompanhamento especial para eles e esse tipo de programa facilita a vida das pessoas porque traz para os bairros alguns serviços que nem sempre são de fácil acesso. “Sempre que posso, eu vou, levo as crianças. Isso é muito importante e faz muita diferença, porque nem todos têm condições de ir nesses locais e aí estão vindo ao encontro da população”, ressalta.

O prefeito Luiz Binotti falou da importância de descentralizar o atendimento e aproximar o Poder Executivo da sociedade para atender a todos sem distinção. “O Programa Cuidar representa na prática toda a atenção que o Poder Público deve dedicar à população e o esforço para que todos se sintam incluídos, acolhidos e com o sentimento de verdadeiramente pertencer a este município. Cada edição é uma oportunidade de estar próximo das pessoas e de ouvir aquilo que elas têm para dizer acerca da gestão para que possamos melhorar cada vez mais os nossos serviços”, frisou.

A menina Jennifer veio de Nobres e gosta muito de residir em Lucas do Rio Verde. Para ela, a pintura facial imitando a Ladybug foi o melhor momento da participação no Programa Cuidar. “Vim com a minha mãe e as minhas duas irmãs. “Nasci em Nobres, mas gosto muito daqui porque no Dia das Crianças a gente ganha muitas coisas e é muito legal." 

Moradora há mais de 20 anos em Lucas do Rio Verde, dona Elza disse que não perderia por nada a participação no evento. “Só se eu estiver doente para não vir. É muito bom para a comunidade. Lucas está mudando muito e cada vez para melhor”, avalia.

Embora não more mais no bairro, a dona de casa Edicléia Resplandes levou a família para participar do evento. “Morar em Lucas do Rio Verde é muito gratificante, é nota 10. Aqui tudo é diferente, tudo é muito bom, a saúde, a educação, o atendimento nos postos. Não tenho nada para reclamar. Fui muito bem acolhida aqui quando cheguei”, destaca.

GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto


17/06/2026 16:13

Campanha do Agasalho continua e população ainda pode fazer doações em Lucas do Rio Verde

População luverdense ainda pode fazer doações para a Campanha do Agasalho


17/06/2026 11:26

Projeto da rede municipal transforma leitura em experiência de vínculo, imaginação e pertencimento

Com apoio da Secretaria de Educação, iniciativa da Escola Érico Veríssimo fortalece a fluência leitora e a interpretação de texto dos alunos do 1º ano do ensino fundamental


17/06/2026 07:30

Biblioteca Monteiro Lobato recebe certificação nacional e passa a integrar rede do Ministério da Cultura

Conquista amplia oportunidades de investimentos, capacitação e fortalecimento das ações de incentivo à leitura em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 15:14

Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde

Programa chega à Fase 3 e selecionará até cinco soluções tecnológicas para serem testadas em ambiente real no município; inscrições seguem até o dia 5 de julho


16/06/2026 13:59

Centro de Referência e Atendimento à Mulher tem sido espaço de oportunidades para muitas mulheres em Lucas do Rio Verde

Somente em 2026, o espaço já ofertou cerca de 26 cursos gratuitos, somando 520 vagas para qualificação profissional


16/06/2026 10:47

Lucas do Rio Verde promove palestra sobre conscientização e cuidado com a pessoa idosa

Ação fez parte da campanha Junho Violeta e reforçou a importância do combate à violência contra idosos