18/08/2026 08:20:45
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8078/

Semáforos começam a ser instalados em Lucas do Rio Verde

A previsão é que os equipamentos comecem a funcionar no próximo mês
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
08/05/2020 08:44

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

O município de Lucas do Rio Verde deve contar a partir do próximo mês com quatro pontos com semáforo. A instalação dos equipamentos começou a ser realizada nesta semana.

Os semáforos a serem instalados são equipamentos modernos que acompanham software que faz a gestão semafórica de maneira inteligente com câmera para contagem de veículos, o que deve melhorar a fluidez no trânsito e impedir que haja congestionamento de veículos em uma determinada quadra. O sistema inteligente permite que o sinal seja fechado quando não há veículos passando naquela rua e abre o sinal para quem transita do outro lado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, um estudo foi realizado para verificar os pontos de maior concentração de veículos e pedestres e, neste primeiro momento, serão instalados os equipamentos nas avenidas Paraná e Rio Grande do Sul cruzamentos das avenidas Mato Grosso e Goiás. Futuramente, outros cruzamentos com bastante movimento também poderão contar semáforos, como por exemplo das avenidas Goiás e São Paulo.

“Pela enquete que nós fizemos, mais de 70% aprovaram a instalação de semáforos. Nosso município está desenvolvendo muito rapidamente, o número de veículos vem aumentando também e essa evolução tecnológica no trânsito local se faz necessária. O prazo para término de obra é 10 de junho, concomitante a isso nós vamos fazer a retirada das rotatórias nestes locais, fazer a proteção dos totens semafóricos e vamos estar fazendo os testes, então acredito que no próximo mês nós já estaremos com os equipamentos em condições de funcionar”, explicou o secretário, Coronel Edgar Rojas.

Conforme o secretário, nos locais de instalação do semáforo será feita toda sinalização vertical e horizontal. “Quero tranquilizar a população que nós só vamos entregar quando estiver 100% sinalizado, vamos colocar placas, fazer a pintura no chão nos cruzamentos, sinalização de travessia de pedestres e rebaixamento de meio fio no canteiro central, aí então nós teremos também a Guarda Municipal orientando os condutores e pedestres. É algo inovador para o município e a gente entende que é necessária essa orientação e esse período de adaptação”, comentou.

Para melhorar ainda mais as condições de trafegabilidade, a prefeitura também está desenvolvendo um programa de recapeamento asfáltico, começando pelo centro da cidade e que será estendido aos bairros. O programa prevê, inicialmente, o recapeamento de cerca de 300 mil metros quadrados em toda a área urbana até o final do ano.

 

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.


17/08/2026 13:20

Aumento no número de internações por dengue preocupa a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde

Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 241 casos, outros 64 aguardam o resultado do exame


17/08/2026 10:49

Prefeitura abre vagas para cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As inscrições começam em 24 de agosto e seguem até 4 de setembro de 2026


16/08/2026 20:44

Praça do Vida Nova fica lotada com evento de cultura em Lucas do Rio Verde

Artes e Cores levou apresentações, lazer e atividades gratuitas para moradores do bairro


16/08/2026 17:59

Copa Sicredi termina com quatro campeões após quase 50 dias de jogos

Finais reuniram atletas e torcedores no Campo Imperial


16/08/2026 17:56

Corrida de Inverno reúne 1.949 participantes em Lucas do Rio Verde

Terceira etapa do circuito municipal já se tornou tradição e também movimenta pequenos negócios durante os eventos


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município