17/06/2026 03:32:59
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7860/

Todos contra o Aedes Aegypti: Prefeitura de Lucas do Rio Verde intensifica ações em toda cidade

Desde o início do ano até hoje (17) já foram registradas 68 notificações em Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
17/01/2020 10:42

(Foto: Ascom Prefeitura/Carolina Matter)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde mobilizou sua estrutura para ações integradas de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nesta quinta-feira (16), uma equipe de servidores se reuniu para traçar estratégias, dando início a uma série de atividades que serão realizadas ao longo das próximas semanas.

Com o objetivo de envolver a população no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, serão desenvolvidas ações conjuntas das secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura e Obras e Agricultura e Meio Ambiente.

O trabalho de visitas domiciliares dos Agentes de Combate a Endemias será reforçado com um horário especial para tentar visitar o maior número de residências possíveis. “Vamos fazer um teste com visitas no horário do almoço para tentar encontrar aqueles moradores que trabalham o dia todo. Além disso, estudamos também a possibilidade de fazer algumas visitas aos sábados para vistoriar residências que estão fechadas no horário normal dos ACEs”, explicou a supervisora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo.

O trabalho de mutirão de limpeza nos bairros da cidade também continua com o recolhimento de entulhos e materiais que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito. “Estamos com 150 pessoas, cerca de 10 caminhões e maquinários percorrendo todos os bairros da cidade para recolher esses materiais. Temos um cronograma e procuramos mantê-lo em dia, passando pelo menos uma vez por semana em cada bairro. Mas precisamos contar também com a colaboração da população em não depositar entulhos em frente às residências logo depois que o caminhão passa porque muito provavelmente esse material vai ficar em torno de uma semana lá até que a equipe volte ao bairro”, comentou o coordenador Ademilson Pereira.

Os fiscais do Meio Ambiente também irão atuar de forma mais intensiva nas próximas semanas, dando continuidade ao trabalho de notificação e limpeza dos terrenos baldios. “Nossa equipe vai até o local e verifica a situação, notifica o proprietário do terreno e ele tem prazo pra limpar. Caso não seja feita a limpeza, a equipe da prefeitura faz e cobra pelo serviço, além de aplicar multa. Contamos também com a colaboração da população em denunciar locais de mato alto e com entulhos e lixos para que possamos verificar e autuar”, destacou o fiscal Leonardo Urbano.

A população pode fazer denúncias pelo aplicativo Lucas Cidadão, onde é possível registrar foto e marcar a localização. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas do celulares Android e IOS. Se preferir pode ligar na Ouvidoria pelo 0800 646 4004 ou ainda registrar pelo site da prefeitura: www.lucasdorioverde.mt.gov.br.

De acordo com a Vigilância em Saúde, a ação conjunta foi organizada devido ao aumento no número de notificações na cidade. Desde o início do ano até hoje (17) já foram registradas 68 notificações em Lucas do Rio Verde.

“Acreditamos que unindo forças podemos combater o mosquito e reduzir o número de notificações. Estamos conscientizando a população para eliminar os criadouros do mosquito com o objetivo de evitar o avanço das doenças no município. Nas próximas semanas, as secretarias municipais vão intensificar os trabalhos e contaremos também com a Educação, que dá início às aulas no dia 29. Juntos vamos realizar ações de prevenção e combate”, reforçou Keli Paludo.

Em 2019, no período de janeiro a dezembro, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde registrou 516 notificações de Dengue, 11 de Chikungunia e 29 de Zika, um aumento de 300% comparado ao ano de 2018. Os bairros com mais registros de notificações foram: Jardim das Palmeiras (57), Alvorada (54), Bandeirantes (39), Cidade Nova (37) e Rio Verde (37).

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 15:14

Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde

Programa chega à Fase 3 e selecionará até cinco soluções tecnológicas para serem testadas em ambiente real no município; inscrições seguem até o dia 5 de julho


16/06/2026 13:59

Centro de Referência e Atendimento à Mulher tem sido espaço de oportunidades para muitas mulheres em Lucas do Rio Verde

Somente em 2026, o espaço já ofertou cerca de 26 cursos gratuitos, somando 520 vagas para qualificação profissional


16/06/2026 10:47

Lucas do Rio Verde promove palestra sobre conscientização e cuidado com a pessoa idosa

Ação fez parte da campanha Junho Violeta e reforçou a importância do combate à violência contra idosos


16/06/2026 08:37

Lucas do Rio Verde é escolhido como um dos polos regionais de formação da Polícia Militar de Mato Grosso

Município sediará turma do 35º Curso de Formação de Soldados e integra estratégia de descentralização do ensino da corporação


16/06/2026 07:30

Música e cultura: recitais das oficinas culturais acontecem nos dias 25, 26 e 27 de junho na Câmara

A entrada é gratuita e toda a população está convidada a prestigiar as apresentações e celebrar a cultura luverdense


15/06/2026 19:26

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura UBS Parque das Araras

A nova unidade terá horário de funcionamento diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 17h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h


15/06/2026 08:18

Mutirão recolhe 160 quilos de resíduos no Parque dos Buritis e Lago Ernani José Machado

Ação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e reuniu poder público, iniciativa privada e voluntários


15/06/2026 07:38

Aluna da oficina de ballet de Lucas do Rio Verde é selecionada para etapa nacional da Escola Bolshoi

A conquista da jovem bailarina reforça a importância das oficinas culturais na formação e desenvolvimento de talentos luverdenses


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico